sábado, 7 de agosto de 2010

CARLA MARTINHO RAÍNHA DA MONTANHA


Ao fim de mais de duas dezenas de anos de prática de atletismo, Carla Martinho alcançou agora um prémio de carreira, tendo sido seleccionada para correr o campeonato do mundo de corrida em montanha, em representação da Federação Portuguesa de Atletismo.

Aos 34 anos e já com uma filha com 7 anos de idade, a atleta natural e residente na vila da Palhaça, do concelho de Oliveira do Bairro, resolveu retomar a sua carreira desportiva pós-parto em representação da ADERCUS, tendo passado a ser orientada pelo professor Ricardo Esteves.

Carla conciliou desde sempre a prática desportiva com o seu trabalho e viria mesmo a melhorar as suas melhores marcas pessoais, nesta ultima etapa da sua carreira desportiva. Desde os 1.500m até à meia-maratona, foi batendo records pessoais, com realço para a marca de 9min29seg aos 3.000m e 1h16min à meia-maratona. A atleta da ADERCUS foi ainda medalhada nos campeonatos nacionais de pista coberta, na prova de 3.000m e nos campeonatos de Portugal de pista ao ar livre, nas distâncias de 1.500m e 5.000m, tendo mesmo nesta última sido a campeã de Portugal em 2008.

Somando inúmeras vitórias em provas de estrada e de corta-mato, uma especialidade do atletismo que mais se assemelha com a corrida em montanha, a atleta da ADERCUS ficou várias vezes à porta da selecção nacional. Em 2004, na Figueira da Foz foi a 8ª classificada, na versão longa de 8km e 9ª na época de 2009, em Castelo Branco. No entanto, foi na versão curta de 4km que Carla mais se destacou, tendo sido 5ª classificada em Porto de Mós na edição 2007, 8ª na Figueira da Foz, em 2008 e 5ª este ano em Vagos.

Na presente época desportiva, a atleta decidiu experimentar a vertente de corrida em montanha, na segunda metade da época desportiva, e em boa hora o fez. Venceu no passado dia 18 de Abril o cross de montanha da JOBRA, disputado na Branca, em Albergaria-A-Nova. Seguiram-se outras vitórias, tal como no dia 9 de Maio na corrida de montanha de Atães, em Guimarães, e no Luso, a 5 de Junho, sagrou-se campeã nacional. Para selar também a vitória na Taça e Portugal de corrida em montanha, correu na Guarda, a 24 de Julho, e foi mais uma vez a vencedora, desta feita da subida da Calçada Romana do Tintinolho.

A estreia em palcos internacionais, em representação da selecção nacional aconteceu no campeonato da Europa de corrida em montanha, disputado em Sapareva, na Bulgária, no passado dia 4 de Julho, no qual conquistou o brilhante 8º lugar.

Face ao desempenho no europeu da especialidade, foi agora seleccionada para participar no campeonato do Mundo de corrida em montanha, que será disputado no próximo dia 5 de Setembro em Kamnik, na Eslovénia.

Sem comentários: